domingo, 14 de novembro de 2010

Balanço VI Abrace


Olá, GT Teatro Brasileiro! Sejam bem vindos!

Aqui começa esse nosso novo canal de comunicação. Acredito mesmo que será bastante prático e diligente.

Comecei convidando os dez membros que estavam naquela última reunião. Encaminhem, por favor, nosso endereço (http://abraceteatrobrasileiro.blogspot.com) para os demais e peçam para que me enviem (junesantana@gmail.com) seus nomes para incluir como membros-colaboradores.

Lembrando sobre a proposta do BLOG: é um lugar-em-comum em que todo e qualquer membro do GT Teatro Brasileiro pode postar notícias-textos-questões que interessem ao GT. Como não teremos moderadores, espero que cada um de nós tenha o controle necessário para não poluir o blog com informações genéricas, ok?

Qualquer dúvida, é só postar aqui nos comentários do blog que eu ou qualquer outro membro do GT que souber responderemos. É o espírito desta mesa-redonda-virtual.

Segue os membros do GT na foto:
Newton de Souza,
Leonardo Simões,
Fabiana Fontana,
Christine Junqueira,
Jussilene Santana,
Simone Zaidan,
Rafael Villares,
(sentados) Ana Lucia Ribeiro,
Walquiria Pereira,
João Roberto Faria,
Reginaldo Carvalho.

6 comentários:

  1. Parabéns pela agilidade, Jussilene.
    Tenho certeza de que esta ferramenta será bastante positiva para a integração e o desenvolvimento do nosso GT. Já estou conectado por aqui. Por ter sido este VI Congresso a minha "estréia" na ABRACE, preferi não apresentar nenhum trabalho a fim de conhecer melhor a dinâmica. Assim, pretendo em breve postar algum resumo sobre as minhas pesquisas (a do Mestrado e a atual), a fim de podermos dar prosseguimento à interessante troca iniciada nas reuniões do GT Teatro Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Jussilene,
    Reitero os parabéns pela prontidão. Por ora, acompanho o João Roberto, no desconforto inicial com o canal, mas tenho certeza que em breve estabeleceremos um rico debate virtual.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Meus caros
    Aqui vai o resumo dos nossos trabalhos, enviado para a ABRACE.
    Abraço a todos
    João Roberto

    RESUMO DO GT TEATRO BRASILEIRO


    1. O GT Teatro Brasileiro parabeniza a diretoria da ABRACE e a presidente do VI Congresso da ABRACE, Profa. Maria Lúcia Pupo, pela realização de mais um encontro de estudantes e professores que atuam na área de Artes Cênicas, e agradece ao Frederico Ramos toda a assessoria recebida para colocar na página da nossa associação a Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro, trabalho realizado pelo GT.
    2. Quanto às atividades do GT Teatro Brasileiro, que reuniu vinte e cinco colegas nos três dias de encontros, nossa dinâmica privilegiou o debate de idéias e de projetos de pesquisa apresentados por mestrandos e doutorandos. Os textos foram lidos previamente, mas cada participante fez uma breve exposição oral, de não mais que dez minutos. Ao final de cada bloco, o debate. O grupo aprovou essa dinâmica e a considerou proveitosa. Vale destacar que a presença de colegas de várias partes do país propiciou a discussão do teatro feito fora do eixo Rio-São Paulo – o que nos pareceu ser um benéfico efeito da descentralização crescente dos cursos de pós-graduação em Artes Cênicas. Consideramos esse fato positivo, por ampliar o conhecimento do teatro brasileiro, do passado e do presente, em diversas regiões do país.
    3. O grupo sugere que o próximo congresso da ABRACE não seja feito no mês de novembro: o final do semestre é sempre um momento em que todos estamos sobrecarregados com as atividades acadêmicas. Ficam sugeridos os meses de agosto e setembro como opções a serem estudadas pela diretoria da nossa associação.
    4. O grupo exprimiu uma dúvida em relação à natureza da Reunião Científica a ser realizada em 2011. Cabe a participação dos GTs com apresentação de trabalho? Será uma reunião apenas preparatória, com a participação restrita à diretoria e coordenadores dos GTs? Vai-se continuar com a prática de uma reunião científica que mais parece um mini-congresso ou um congresso esvaziado, no qual as apresentações roubam o tempo em que se poderia discutir a preparação do próximo congresso? O grupo considera que é necessário que a diretoria da ABRACE dê um esclarecimento a todos os associados acerca da natureza da próxima reunião científica.
    5. O GT Teatro Brasileiro comunica a todos os colegas que vem realizando um trabalho coletivo para constituir um verdadeiro banco de dados para quem queira estudar o teatro brasileiro em suas múltiplas manifestações. Os resultados parciais, mas razoavelmente alentados, encontram-se já no Portal ABRACE. Basta clicar em Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro. Por enquanto, dois arquivos estão prontos: Livros e capítulos de livros; Prefácios, posfácios e estudos introdutórios. Outros dois arquivos estão em construção: Teses e dissertações de mestrado; Textos publicados em revistas. O GT Teatro Brasileiro convida todos os colegas a colaborar com a ampliação e o aprimoramento dessa bibliografia, enviando-nos dados de sua produção acadêmica, informações sobre teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas nos programas de pós-graduação de que participam e apontando possíveis incorreções. Pede ainda aos editores das revistas publicadas pelos programas de pós-gradução que ajudem com o trabalho de indexação.
    6. O GT Teatro Brasileiro anuncia a criação de um blog para agilizar as discussões internas do grupo.
    7. O GT Teatro Brasileiro comunica que escolheu nova coordenação para o próximo biênio: a Profa. Dra. Elizabeth R. Azevedo, da ECA/USP, será a nova coordenadora e terá como vice a Profa. Dra. Ângela Reis, da UFBA.

    Grato pela atenção.
    João Roberto Faria

    ResponderExcluir
  4. Opa, João, desculpa! Não vi como último post e achei que não estava aqui...De todo modo, colei o endereço do RESUMO como o post mais recente.
    abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabens pela iniciativa do blog. Eu também faço parte deste GT e informo que já iniciei, junto com meus orientandos,os trabalhos de cadastrar teses do PPGT e artigos da Urdimento para a Bibliografia. Convido a todos para visitarem

    abraços

    Edelcio Mostaço

    ResponderExcluir
  6. Convido a todos a visitarem meu blog dedicado à pesquisa em artes cênicas e denominado antropofagia-interculturalismo , cujo link é
    http://antropofagia-interculturalismo.blogspot.com

    abraços

    Edelcio Mostaço

    ResponderExcluir