Olá, GT Teatro Brasileiro! Sejam bem vindos!
Aqui começa esse nosso novo canal de comunicação. Acredito mesmo que será bastante prático e diligente.
Comecei convidando os dez membros que estavam naquela última reunião. Encaminhem, por favor, nosso endereço (http://abraceteatrobrasileiro.blogspot.com) para os demais e peçam para que me enviem (junesantana@gmail.com) seus nomes para incluir como membros-colaboradores.
Lembrando sobre a proposta do BLOG: é um lugar-em-comum em que todo e qualquer membro do GT Teatro Brasileiro pode postar notícias-textos-questões que interessem ao GT. Como não teremos moderadores, espero que cada um de nós tenha o controle necessário para não poluir o blog com informações genéricas, ok?
Qualquer dúvida, é só postar aqui nos comentários do blog que eu ou qualquer outro membro do GT que souber responderemos. É o espírito desta mesa-redonda-virtual.
Segue os membros do GT na foto:
Newton de Souza,
Leonardo Simões,
Fabiana Fontana,
Christine Junqueira,
Jussilene Santana,
Simone Zaidan,
Rafael Villares,
(sentados) Ana Lucia Ribeiro,
Walquiria Pereira,
João Roberto Faria,
Reginaldo Carvalho.
Parabéns pela agilidade, Jussilene.
ResponderExcluirTenho certeza de que esta ferramenta será bastante positiva para a integração e o desenvolvimento do nosso GT. Já estou conectado por aqui. Por ter sido este VI Congresso a minha "estréia" na ABRACE, preferi não apresentar nenhum trabalho a fim de conhecer melhor a dinâmica. Assim, pretendo em breve postar algum resumo sobre as minhas pesquisas (a do Mestrado e a atual), a fim de podermos dar prosseguimento à interessante troca iniciada nas reuniões do GT Teatro Brasileiro.
Jussilene,
ResponderExcluirReitero os parabéns pela prontidão. Por ora, acompanho o João Roberto, no desconforto inicial com o canal, mas tenho certeza que em breve estabeleceremos um rico debate virtual.
Abraços
Meus caros
ResponderExcluirAqui vai o resumo dos nossos trabalhos, enviado para a ABRACE.
Abraço a todos
João Roberto
RESUMO DO GT TEATRO BRASILEIRO
1. O GT Teatro Brasileiro parabeniza a diretoria da ABRACE e a presidente do VI Congresso da ABRACE, Profa. Maria Lúcia Pupo, pela realização de mais um encontro de estudantes e professores que atuam na área de Artes Cênicas, e agradece ao Frederico Ramos toda a assessoria recebida para colocar na página da nossa associação a Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro, trabalho realizado pelo GT.
2. Quanto às atividades do GT Teatro Brasileiro, que reuniu vinte e cinco colegas nos três dias de encontros, nossa dinâmica privilegiou o debate de idéias e de projetos de pesquisa apresentados por mestrandos e doutorandos. Os textos foram lidos previamente, mas cada participante fez uma breve exposição oral, de não mais que dez minutos. Ao final de cada bloco, o debate. O grupo aprovou essa dinâmica e a considerou proveitosa. Vale destacar que a presença de colegas de várias partes do país propiciou a discussão do teatro feito fora do eixo Rio-São Paulo – o que nos pareceu ser um benéfico efeito da descentralização crescente dos cursos de pós-graduação em Artes Cênicas. Consideramos esse fato positivo, por ampliar o conhecimento do teatro brasileiro, do passado e do presente, em diversas regiões do país.
3. O grupo sugere que o próximo congresso da ABRACE não seja feito no mês de novembro: o final do semestre é sempre um momento em que todos estamos sobrecarregados com as atividades acadêmicas. Ficam sugeridos os meses de agosto e setembro como opções a serem estudadas pela diretoria da nossa associação.
4. O grupo exprimiu uma dúvida em relação à natureza da Reunião Científica a ser realizada em 2011. Cabe a participação dos GTs com apresentação de trabalho? Será uma reunião apenas preparatória, com a participação restrita à diretoria e coordenadores dos GTs? Vai-se continuar com a prática de uma reunião científica que mais parece um mini-congresso ou um congresso esvaziado, no qual as apresentações roubam o tempo em que se poderia discutir a preparação do próximo congresso? O grupo considera que é necessário que a diretoria da ABRACE dê um esclarecimento a todos os associados acerca da natureza da próxima reunião científica.
5. O GT Teatro Brasileiro comunica a todos os colegas que vem realizando um trabalho coletivo para constituir um verdadeiro banco de dados para quem queira estudar o teatro brasileiro em suas múltiplas manifestações. Os resultados parciais, mas razoavelmente alentados, encontram-se já no Portal ABRACE. Basta clicar em Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro. Por enquanto, dois arquivos estão prontos: Livros e capítulos de livros; Prefácios, posfácios e estudos introdutórios. Outros dois arquivos estão em construção: Teses e dissertações de mestrado; Textos publicados em revistas. O GT Teatro Brasileiro convida todos os colegas a colaborar com a ampliação e o aprimoramento dessa bibliografia, enviando-nos dados de sua produção acadêmica, informações sobre teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas nos programas de pós-graduação de que participam e apontando possíveis incorreções. Pede ainda aos editores das revistas publicadas pelos programas de pós-gradução que ajudem com o trabalho de indexação.
6. O GT Teatro Brasileiro anuncia a criação de um blog para agilizar as discussões internas do grupo.
7. O GT Teatro Brasileiro comunica que escolheu nova coordenação para o próximo biênio: a Profa. Dra. Elizabeth R. Azevedo, da ECA/USP, será a nova coordenadora e terá como vice a Profa. Dra. Ângela Reis, da UFBA.
Grato pela atenção.
João Roberto Faria
Opa, João, desculpa! Não vi como último post e achei que não estava aqui...De todo modo, colei o endereço do RESUMO como o post mais recente.
ResponderExcluirabraços,
Olá! Parabens pela iniciativa do blog. Eu também faço parte deste GT e informo que já iniciei, junto com meus orientandos,os trabalhos de cadastrar teses do PPGT e artigos da Urdimento para a Bibliografia. Convido a todos para visitarem
ResponderExcluirabraços
Edelcio Mostaço
Convido a todos a visitarem meu blog dedicado à pesquisa em artes cênicas e denominado antropofagia-interculturalismo , cujo link é
ResponderExcluirhttp://antropofagia-interculturalismo.blogspot.com
abraços
Edelcio Mostaço